O valor das mais renomadas empresas de luxo do mundo está em queda livre. A principal razão para isso é a redução dos gastos dos consumidores chineses, afetando até mesmo as marcas mais exclusivas. A LVMH, conglomerado que inclui marcas icônicas como Louis Vuitton e Christian Dior, registrou uma queda de 10% em suas vendas na Ásia, exceto no Japão, no primeiro semestre de 2024.
Desaceleração Acelerada
A situação piorou no segundo trimestre de 2024, com as vendas caindo 14%. As ações da LVMH sofreram uma queda de 4,7% em um único dia, a maior desde outubro, e apesar de uma recuperação parcial, ainda ficaram 4,4% abaixo do nível pré-divulgação dos lucros.
Reação em Cadeia
A redução nas vendas da LVMH teve um efeito dominó em outras grandes empresas de luxo. As ações da Prada, listada em Hong Kong, caíram 3% após a divulgação dos resultados da LVMH. A Richemont, dona da joalheria Cartier, revelou uma queda de 27% nas vendas na China, Hong Kong e Macau no segundo trimestre de 2024, atribuindo essa queda ao baixo nível de confiança do consumidor.
Impacto em Outras Marcas
A fabricante alemã Porsche também relatou uma queda nas vendas, citando a fraca demanda no segmento de luxo na China como uma das principais razões. A Mercedes-Benz, outra gigante do mercado de carros de luxo, registrou uma redução de 4% nas receitas de sua divisão de carros. A Kering, proprietária da Gucci, também enfrentou uma desaceleração acentuada nas receitas chinesas no primeiro semestre de 2024.
Causas da Desaceleração
A economia chinesa enfrenta vários desafios, como baixo nível de confiança do consumidor, queda persistente no mercado imobiliário e uma crise crescente de dívida nos governos locais. Dados oficiais mostraram um crescimento econômico de 4,7% ano a ano no segundo trimestre de 2024, o mais fraco desde o início de 2023.
Exceções à Regra
Apesar do cenário desafiador, algumas marcas conseguiram resistir. A Hermès, conhecida por suas bolsas Birkin e lenços de seda, relatou crescimento nas vendas em toda a região asiática, exceto no Japão. A consultoria Bain & Company chamou o fenômeno de “vergonha do luxo”, semelhante ao comportamento observado nos Estados Unidos durante a crise financeira global.
Estratégias para o Futuro
As empresas de luxo estão revisitando suas estratégias e considerando várias abordagens para se adaptar a este novo cenário. Entre as principais ações estão a redução de custos operacionais, adaptação ao mercado local e maior investimento em marketing digital. O foco em proporcionar uma experiência excepcional ao consumidor é outra linha de frente onde essas marcas estão investindo fortemente.
Resiliência e Adaptação
Apesar das dificuldades, a resiliência das grandes marcas de luxo frente às adversidades sempre foi uma característica marcante. A adaptação rápida e eficaz às novas situações e tendências do mercado pode determinar quais empresas vão prosperar nesse período de transformação. A desaceleração chinesa continua a apresentar desafios, mas as estratégias adotadas por essas empresas poderão definir um novo marco no setor de luxo global.